Conferência de José C. Curto no AHU: Moradores, Soldados, Trabalhadores Forçados e Potentados Locais | Arquivo Histórico Ultramarino
Saltar os Menus

Notícias

28 de Novembro de 2023

Conferência de José C. Curto no AHU: Moradores, Soldados, Trabalhadores Forçados e Potentados Locais

No Arquivo Histórico Ultramarino, na Sala Brasil, a 5 de Dezembro de 2023, terça-feira, pelas 15:00, vai ter lugar a conferência de José C. Curto “Muxima (Angola) 1704: Moradores, Soldados, Trabalhadores Forçados e Potentados Locais”. Será comentada por Robson Pedrosa Costa.

Entrada Livre.

José C. Curto é doutorado pela Universidade da Califórnia, Los Angeles, Professor de História Africana na Universidade de York, Toronto, autor de diversas publicações de história sobretudo de Angola, profundo conhecedor do acervo do AHU acerca deste país, e foi presidente da Lusophone Studies Association.

Robson Pedrosa Costa é doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco, investigador auxiliar do Centro de História da FLUL e bolseiro de pós-doutoramento do programa Marie Curie Actions, e publicou recentemente Paternalism, Transgression and Slave Resistance in Brazil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AHU_CU_ANGOLA, Cx. 19, D. 2045

Requerimento do [capitão-mor] Pedro Fragoso de Freitas, ao rei [D. João V] solicitando o posto de capitão-mor do presídio de Muxima, por três anos, em satisfação dos serviços prestados como soldado de Infantaria e Cavalaria da Corte, cabo de esquadra e ajudante, indo às ilhas esperar a Rainha [de Portugal] e tendo já servido o dito posto com satisfação.

 

 

 

Esta notícia foi publicada em 28 de Novembro de 2023 e foi arquivada em: Documento em Destaque.