Emigração de Portugal para o Brasil em meados do séc. XVIII | Arquivo Histórico Ultramarino
Saltar os Menus

Notícias

19 de Abril de 2023

Emigração de Portugal para o Brasil em meados do séc. XVIII

A propósito da visita a Portugal do Presidente da República do Brasil, entre 22 e 25 de abril de 2023, o AHU destaca um documento relacionado com a emigração de madeirenses para Santa Catarina.
Este movimento migratório, também de açorianos, integra-se na colonização do sul do Brasil, promovida pelas autoridades portuguesas e relacionada com o princípio da ocupação territorial na delimitação de fronteiras.

 

Cópia da conta do Bispo da Madeira, Frei João do Nascimento, enquanto Governador da Ilha, para o rei [D. João V] sobre o transporte de casais para Santa Catarina, no Brasil. Funchal, 20 de novembro de 1749.

AHU_CU_MADEIRA-CA, Cx. 1, D. 8-11

Transcreve-se um excerto desta conta do Bispo da Madeira:
“(…) a experiência me tem mostrado (…) que os naturais desta Ilha dificultosamente se animam a largá-la deixando as suas pobres vivendas (…) na incerteza de acharem outras para viverem mais acomodados (…) por maneira que alguns (…) que (…) se tinham alistado (…) se arrependeram, ou fosse por amor à pátria, ou por não terem com que se preparar para a viagem (…).”
Conta anexa ao ofício do Senado da Ilha da Madeira, remetendo cópias de documentos do arquivo da Câmara do Funchal acerca da emigração para “os domínios da América”. Funchal, 7 de maio de 1753.

Ver o conjunto dos documentos em https://digitarq.ahu.arquivos.pt/details?id=1397078

 

 

Esta notícia foi publicada em 19 de Abril de 2023 e foi arquivada em: Documento em Destaque.