AHU – Celebração do Dia do Trabalhador e do Dia Mundial da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP | Arquivo Histórico Ultramarino
Saltar os Menus

Notícias

28 de Abril de 2020

AHU – Celebração do Dia do Trabalhador e do Dia Mundial da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP

Uma aula da escola do Magistério “Teófilo Duarte” em Angola [ant. 1974] https://actd.iict.pt/view/actd:AHUD21539   (ID19357.jpg)

Através da figura do professor, o AHU associa-se à comemoração do Primeiro de Maio, Dia do Trabalhador, proibida antes do 25 de abril de 1974 em Portugal e nas anteriores colónias. Associa-se ainda à celebração, no dia 5 de maio, da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP que o ensino da escrita, embora em contexto colonial, aqui poderá representar.

Este documento foi produzido pela Agência Geral do Ultramar, organismo de informação e propaganda da administração colonial portuguesa, criado em 1924. Em https://actd.iict.pt/community/actd:FOTO  estão disponíveis imagens da coleção de fotografias produzidas por esta instituição, cuja entidade detentora é o AHU. Ver documentação associada no ANTT em https://digitarq.arquivos.pt/details?id=4657294

A escola, propriedade da Igreja Católica e localizada na Cuíma, Huambo, continua a existir, tendo o seu funcionamento apenas sido interrompido entre 1984 e 2014 devido à guerra.
http://jornaldeangola.sapo.ao/provincias/huambo/escola_do_magisterio_volta_a_funcionar

 

Esta notícia foi publicada em 28 de Abril de 2020 e foi arquivada em: Documento em Destaque.