AHU – Palácio do Imperador – Aniversário das Relações Diplomáticas entre Portugal e o Japão | Arquivo Histórico Ultramarino
Saltar os Menus

Notícias

12 de Fevereiro de 2020

AHU – Palácio do Imperador – Aniversário das Relações Diplomáticas entre Portugal e o Japão

AHU-Iconografia impressa, 099, 00I, doc.1073

“Parte do Palacio do Emperador”, gravura de Miguel Le Bouteux [gravador, arquitecto de Sua Majestade, Lisboa], 1748, buril, p&b, 18,9×16,9cm.

Esta peça faz parte de uma coleção de 5 gravuras, existentes no AHU, acerca do Império do Japão, seus costumes e religião.

“Jean Baptiste Michel Le Bouteux, artista francês, que reuniu ao longo da sua vida (1682 – post. 1764) as funções de “arquitecto e gravador”, mas também de “autor de livros ou editor” realizou durante os anos em que trabalhou na Academia Real da História cerca de 40 gravuras”, segundo refere Ana-Sofia de Almeida Coutinho em “Imagens Cartográficas de Portugal na Primeira metade do Século XVIII”. Tese de Mestrado em Estudos Locais e Regionais, Porto, FLUP, 207.

Selecionámos este documento para assinalar o 160º aniversário do estabelecimento das Relações Diplomáticas entre Portugal e o Japão que este ano se comemora.

No século XIX, o Japão reabriu as suas portas ao mundo e Portugal foi o sexto país com quem o Japão estabeleceu relação diplomática oficial (depois dos Estados Unidos da América, Holanda, Rússia, Inglaterra e França).

O Tratado de Paz, Amizade e Comércio foi assinado a 3 de Agosto de 1860.

 

 

Esta notícia foi publicada em 12 de Fevereiro de 2020 e foi arquivada em: Documento em Destaque.