15 de Novembro de 2019
150 anos da abolição da escravatura no império português
Proclamação do tenente coronel Manuel Marques comandante na Caiena, datada de 16 de janeiro de 1809 e determinando o regresso dos escravos que se encontravam naquela cidade, às respetivas habitações, para retomarem o trabalho e se restabelecer a ordem e a tranquilidade.
A Guiana Francesa foi ocupada por Portugal entre 1809 e 1817, a seguir à transferência da Corte portuguesa para o Brasil, no contexto da guerra contra a França napoleónica.
Com o destaque deste documento vimos relembrar que continua a poder ser vista no Palácio de São Bento até fim de dezembro a Exposição “O Direito sobre si mesmo: 150 anos da abolição da escravatura no império português”.
A Assembleia da República apresenta a exposição no Átrio Principal do Palácio de São Bento para assinalar os 150 anos da abolição da escravatura em todos os territórios portugueses.
A iniciativa é comissariada por Miguel Bandeira Jerónimo e José Pedro Monteiro, com acesso gratuito e aberta ao público em geral. Estará patente até 30 de dezembro, nos dias úteis das 10h às 17h, e diariamente há visitas guiadas.
A DGLAB participou na organização desta exposição com documentos do AHU e do ANTT.