20 de Março de 2019
AHU Próximo Sábado, 23/03 | Conversa com Ana Silva Fernandes e José Luís Saldanha | Exposição Colonizando África: Relatórios das Obras Públicas em Angola e Moçambique (1875-1975)
O Arquivo Histórico Ultramarino convida a participar na Conversa do próximo sábado 23 de março e a visitar a Exposição Colonizando África: Relatórios das Obras Públicas em Angola e Moçambique (1875-1975)
Visita guiada às 15h00
Conversa às 16h00
23 Março | Ana Silva Fernandes (FAUP) e José Luís Saldanha (ISCTE-IUL)
Ana Silva Fernandes
Arquitecta e investigadora, com pós-graduação em património arquitectónico e doutoramento sobre políticas de melhoria de áreas informais, com foco em territórios africanos.Tem realizado investigação aplicada tanto no contexto português como em países em desenvolvimento, estando interessada em políticas urbanas, justiça espacial, inclusão social, assentamentos informais e áreas periurbanas, redução da pobreza, assimetrias territoriais, participação e património. Actualmente é investigadora de pós-doutoramento sobre os impactos da rede infraestrutural na transformação do território em Moçambique, numa investigação acolhida pelo Dinâmia’CET-IUL (Lisboa, Portugal) e pelo CEDH-FAPF-UEM (Maputo, Moçambique). É também membro do projeto de investigação “Coast to Coast – Desenvolvimento infraestrutural tardio na antiga África continental portuguesa (Angola e Moçambique): Análise histórico-crítica e avaliação pós-colonial”, coordenado por Ana Vaz Milheiro. É docente na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), onde tem igualmente colaborado em estudos regionais no grupo de Morfologias e Dinâmicas do Território (MDT) do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) desta instituição.
José Luís Saldanha
Licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FA-UTL) em 1990 e Doutorado em Arquitectura pela Escola Técnica Superior de Arquitectura da Universidade de Sevilha (2003), no âmbito do qual foi bolseiro do Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian. É professor auxiliar no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, cujo Conselho Pedagógico presidiu no biénio 2013-2014. Dirige presentemente o Departamento de Arquitectura e Urbanismo nessa instituição de ensino superior, em cuja unidade “Dinâmia’CET-IUL” é Investigador Integrado. É autor de diversos projectos de Arquitectura para edifícios de equipamento, habitação e serviços em Portugal e Região Autónoma da Madeira.
A sua intervenção será sobre a “Investigação científica e o Arquivo Histórico Ultramarino: os casos da Barragem das Mabubas e da Ponte sobre o Rio Cuanza, em Porto Condo”