Exposição Contar Áfricas! com documentação do AHU | Arquivo Histórico Ultramarino
Saltar os Menus

Notícias

3 de Dezembro de 2018

Exposição Contar Áfricas! com documentação do AHU

 

Aberta ao público entre 25 de novembro e 21 de Abril de 2019, no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, a exposição Contar Áfricas! conta com dois documentos do AHU.

Segundo os organizadores, “em exposição estarão peças emblemáticas, de natureza e proveniência muitíssimo variadas, escolhidas por investigadores e especialistas das mais diversas áreas de estudo. Cada peça conta uma história e convida a uma análise e reflexão por parte de quem a escolhe.

As peças e os ‘porquês’ de quem as escolheu, numa perspectiva de conjunto, permitem contar a história de uma África plural. As escolhas, dos investigadores e especialistas, são a base do desenho da narrativa museológica, de um circuito de auto-construção e de visita, que, ao invés de predefinido, é aberto e não-condicionado.”

Ver https://www.padraodosdescobrimentos.pt/pt/evento/exposicao-contar-africas/

Os documentos do AHU são os seguintes:

1. Tete, 14 de Junho de 1785
Oficio do governador dos Rios de Sena António Manuel de Melo e Castro para o secretário de estado da Marinha e Ultramar Martinho de Melo e Castro, sobre o envio de “várias raízes e algumas coisas medicinais” para a coleção do Real Museu.
Papel, 2 f., 34,0 x 21,9 cm
Anexo:
Tete, 14 de Junho de 1785 “Relação de varias raízes e algumas coisas medicinais, que remete ao Ilmo. e Exmo. Senhor Martinho de Mello e Castro o Governador dos Rios de Sena Antonio de Mello e Castro em um Caixote nº 3 com a marca à margem”.
Papel, 2 f., 34,0 x 21,90 cm
AHU, Conselho Ultramarino, Moçambique, cx. 49, doc. 59.

2. Banza do Dembo Quilumbo Quiacongo, 29 de fevereiro de 1913
Carta de D. Sebastião Agombe, Dembo  Qilumbo Quiacongo, para  D. Sebastião Francisco, Dembo Caculo Canzega.
Papel, 2 f., 20,9 x 13,2 cm
AHU, Dembos, Cx. 09, Doc. 188

Imagem da Exposição (doc. 2)

Imagem da Exposição (doc. 1)

 

Esta notícia foi publicada em 3 de Dezembro de 2018 e foi arquivada em: Geral.