29 de Outubro de 2018
A água em documentos do Arquivo Histórico Ultramarino
O AHU participou no Seminário Internacional “Alimentação, Saúde e Ambiente: Sustentabilidade e Desafios”, organizado pelo Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CH-FL/ULisboa) em parceria com o Colégio Food, Farming and Forestry (F3) desta Universidade no âmbito do Grupo de Trabalho “Transições Tecnológicas: Memórias, Saberes e Práticas”, realizado de 10-12 de outubro.
Eis o texto e as imagens aí apresentadas apresentadas:
“O Arquivo Histórico Ultramarino tem por razão de ser a preservação e a comunicação do património arquivístico comum aos países e comunidades com variável pertença de raiz lusófona. Muitos destes documentos, produzidos entre o final do séc. XVI e 1974, no âmbito da atividade de organismos da administração colonial portuguesa, informam com grau diverso de pertinência, sobre alimentação, saúde e ambiente, temáticas deste Seminário Internacional.
Centrando-nos na água, enquanto recurso vital, parecem ser escassos no AHU os dados sistemáticos, suscetíveis de comparação, tanto quanto uma breve sondagem e os instrumentos de pesquisa atuais permitem afirmar.
É, contudo, evidente o potencial de uso desta informação, mesmo se dispersa e qualitativa, para estudos sobre a relação entre o Homem e a Natureza em espaços geográfica e culturalmente distintos. Estudos estes, em diferentes áreas, que podem contribuir para formular políticas de desenvolvimento sustentável e para se adotar soluções técnicas porventura mais adequadas às situações concretas.
Referências ao comportamento, à escassez ou ao excesso, aos usos, às práticas e técnicas de domínio, recolha, transporte, conservação e distribuição de água, bem como a tensões e a simbolismos espirituais e sentidos religiosos a ela associados, encontram-se em documentos das coleções de Cartografia e de Iconografia e de organismos como o Conselho Ultramarino e a Secretaria de Estado dos Negócio da Marinha e dos Domínios Ultramarinos ou, saltando até ao séc. XX, vários serviços e órgãos do Ministério das Colónias / do Ultramar, cada vez mais especializados, caso da Inspeção Geral de Minas, Inspeção Superior da Administração Ultramarina, Direção dos Serviços de Urbanismo e Habitação, Direção dos Serviços Hidráulicos, Direção dos Serviços de Pontes e Estruturas, Repartição dos Recurso Naturais da Direção Geral de Economia, do Conselho Superior de Fomento, de gabinetes de planeamento para zonas e empreendimentos específicos (Cunene, Zambeze) ou de grupos de trabalho (Planeamento de Macau).
As imagens apresentadas paralelamente ao Seminário Internacional Alimentação, Saúde e Ambiente: Sustentabilidade e Desafios são uma curta ilustração da presença da água no património arquivístico do AHU e um convite a que este seja investigado.
Convida-se ainda a visitar o sítio do AHU em http://ahu.dglab.gov.pt/
Lisboa, 3 de outubro de 2018
Ana Canas D. M.
CH-FL/ULisboa e AHU-DGLAB”
AHU_AguaInternationalMeetingFoodHealthand20181010_12FinalSiteAHU