7 de Junho de 2018
Documento em destaque – Pinhal de Leiria
Por ocasião do Dia Internacional dos Arquivos, que se celebra no dia 9 de junho, sob o lema “Arquivos: Governança, Memória e Património”, escolhemos para destaque um mapa e outros documentos sobre o Pinhal de Leiria. Foram criados no âmbito da administração desta mata nacional. Informam sobre a dimensão, características, usos privados e públicos, riscos, acidentes, formas de regulação e de gestão bem como o pessoal respetivo. Constituindo já património e memória histórica, podem servir novamente de instrumento de governação quando associados a conhecimento produzido a partir da informação que contêm.
Neste dia celebramos ainda a criação do Arquivo Histórico Ultramarino, em 1931.
Mapa do terreno que forma a extremidade da demarcação do Real Pinhal de Leiria ao lado do Norte… /pelo tenente-coronel adido ao Real Corpo de Engenheiros e administrador do Real Pinhal, Frederico Luís Guilherme de Varnhagen. Escala de 100 braças, 1826PT/AHU/CARTM/076/00032Anexo a ofício de 4 de janeiro de 1827 do [administrador dos Reais Pinhais de Leiria], Frederico Luís Guilherme de Varnhagen, ao [secretário de Estado da Marinha e Ultramar], António Manuel de Noronha, sobre requerimento de José de Sousa e Oliveira Sobrinho, morador na Marinha Grande, a pedir aforamento de um paul no pinhal, para estabelecer umas marinhas de sal. PT-AHU-CU-REINO, cx. 312
1814, Maio, 31, Mapa com o balanço da receita e despesa da administração dos Reais Pinhais de Leiria. PT-AHU-CU-Reino, Cx. 116, pasta 12
Exemplos de documentação variada relativa ao Pinhal de Leiria. PT-AHU-Cx. 788-1E
O AHU tem vasta documentação sobre pinhais, nomeadamente sobre o Pinhal de Leiria, em particular no fundo de arquivo do Conselho Ultramarino. A ligação estreita dos pinhais à construção dos navios explica que a superintendência destas matérias fosse das autoridades de Marinha e Ultramar.
Pode consultar-se aqui o catálogo, ainda parcial, desta documentação 076-reinoresgate 20160919
Pela relação com a atualidade, destacamos ainda:
1613, Outubro, 1 [Leiria]
CARTA do juiz de fora de Leiria, Manuel Veloso Cabral, relatando as providências tomadas para se extinguir o fogo que se propagou no pinhal de Leiria.
AHU_CU_Reino, Cx. 1-A, pasta 19.
|
1799, Dezembro, 8.
OFÍCIO de João José de Faria Marcondes Melo ao [secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar] D. Rodrigo de Sousa Coutinho, sobre as sementes para semear os pinhais.
AHU_CU_Reino, Cx. 29, pasta 23.
|
1818, Setembro, 9 – 25, Lisboa
OFÍCIOS (11) dirigidos ao [secretário da Marinha e dos Negócios Estrangeiros e Guerra, D. Miguel Pereira Forjaz Coutinho Barreto de Sá e Resende] ou minutas de ofícios do mesmo, sobre, entre outros assuntos, a devassa feita ao incêndio no pinhal de Leiria em 30 de Agosto de 1818.
AHU_CU_Reino, Cx. 357-A, pasta 4.
|