Memória sobre as minas da capitania de Minas Gerais – Documento do AHU na Exposição do MNC “Partida da Família Real para o Brasil – 1807” | Arquivo Histórico Ultramarino
Saltar os Menus

Notícias

31 de Janeiro de 2018

Memória sobre as minas da capitania de Minas Gerais – Documento do AHU na Exposição do MNC “Partida da Família Real para o Brasil – 1807”

Memória sobre as minas da capitania de Minas Gerais / C. L. Miranda. – Escala indeterminada. – [Minas Gerais] : [s.n.], 1801. – papel, col., ms. AHU_CARTm_011, D. 1178

Destacamos um dos documentos emprestados para a Exposição “Partida da Família Real para o Brasil – 1807” que pode ser visitada no Museu Nacional dos Coches até 3 de junho de 2018.

De realçar, no canto inferior direito a representação dos rios por anjos que brincam com cofres de diamantes.

A exposição do Museu Nacional dos Coches “Partida da Família Real para o Brasil – 1807” foi inaugurada a 29 de novembro de 2017. Partindo da pintura de Nicolau Delerive, que faz parte do acervo do Museu Nacional dos Coches, representando o embarque em Belém a 29 de novembro de 1807, da Família Real Portuguesa para o Brasil, os organizadores pretendem dar a conhecer a Viagem que transferiu pela primeira vez a capital de um estado europeu para fora dos limites continentais. A exposição aborda como decorreu a estadia da Corte Real no Rio de Janeiro entre 1808 e 1821, o contraste entre culturas tão diversas e o desenvolvimento económico e político desta ex-colónia que, a partir de 1815, foi elevada a Reino Unido ao de Portugal e dos Algarves e que em breve se tornaria um Império independente.

Esta exposição conta com cerca de 80 obras provenientes de várias instituições da Cultura, nomeadamente do Arquivo Histórico Ultramarino.

O conjunto de 17 documentos do AHU emprestados é composto por cartografias e iconografias manuscritas, documentos do fundo do Conselho Ultramarino e livros reservados da Biblioteca. Neste pdf poderá consultar a lista completa AHU-MNCoches.

 

Esta notícia foi publicada em 31 de Janeiro de 2018 e foi arquivada em: Documento em Destaque.