9 de junho – Dia Internacional dos Arquivos – Dia da Fundação do Arquivo Histórico Ultramarino | Arquivo Histórico Ultramarino
Saltar os Menus

Notícias

9 de Junho de 2017

9 de junho – Dia Internacional dos Arquivos – Dia da Fundação do Arquivo Histórico Ultramarino

O Arquivo Histórico Ultramarino comemorou o dia 9 de junho, celebrando o Dia Internacional dos Arquivos, este ano sob o lema Arquivo, Cidadania e Interculturalismo,  e igualmente o dia da sua fundação.

A participação do AHU nesta dupla comemoração, para além da publicação no site do AHU do documento em destaque especialmente selecionado, traduziu-se numa visita guiada ao Palácio da Ega, local onde se encontra instalado este Arquivo desde a sua fundação em 1931.

Os 26 visitantes percorreram os vários espaços incluindo naturalmente o Salão Pompeia, onde receberam informação sobre a história do palácio e campanhas de obras.

A maior ênfase da visita foi dada ao património documental do AHU, arquivo que é por excelência uma das mais importantes e consistentes fontes para o estudo do interculturalismo nos cinco continentes, desde finais do séc. XVI até ao século XX nas suas várias vertentes económicas, políticas e culturais.

Os visitantes puderam apreciar a planta geral da Quinta do Pateo do Saldanha, de inícios do séc. XX, selecionada da Coleção de Cartografia Manuscrita do AHU, mas especialmente apreciado foi o livro Usos, costumes e ofícios da Índia, de 1846-47, da Coleção de Iconografia Manuscrita do AHU, de autoria portuguesa, constituído por desenhos aguarelados coloridos e de onde se selecionou o documento em destaque deste mês.

Na Sala dos Códices do AHU

Grupo de visitantes à entrada do AHU

Esta notícia foi publicada em 9 de Junho de 2017 e foi arquivada em: Geral.