Dia Internacional dos Monumentos e Sítios no AHU | Arquivo Histórico Ultramarino
Saltar os Menus

Notícias

26 de Abril de 2017

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios no AHU

Passo a passo no Palácio da Ega: Histórias de uso e sustentabilidade de uma casa nobre do séc. XVII, das quintas à urbanização da Junqueira e ao Arquivo Histórico Ultramarino

 

O Arquivo Histórico Ultramarino associou-se à comemoração deste dia, este ano sob o lema “Património Cultural e Turismo Sustentável”, dando a conhecer o Palácio Saldanha ou da Ega, onde se encontra instalado desde 1931.

Foram realizadas duas visitas guiadas com um total de 54 visitantes, incluindo um grupo da Junta de Freguesia de Belém. O destaque foi dado à vertente histórico-arquitetónica deste palácio residencial, e também à vertente decorativa, plasmada nos painéis de azulejos flamengos setecentistas, bem como aos elementos decorativos neoclássicos do denominado Salão Pompeia (classificado como Imóvel de Interesse Público em 1950).

Deu-se especial ênfase às várias campanhas de obras executadas no palácio ao longo destes 4 séculos de existência, aos vários usos que teve e à sua adaptação para instalação de um serviço público do Estado que, pese embora as contingências relacionadas com a sua manutenção, tem permitido uma utilização permanente e sustentável deste espaço privilegiado da zona de Belém.

Ao longo das visitas foi igualmente realçado o património documental do AHU, fundamental para o estudo da administração colonial portuguesa e das comunidades sob a sua égide, em várias vertentes, desde finais do séc. XVI até ao século XX. Os visitantes puderam ainda apreciar a planta geral da Quinta do Pateo do Saldanha, do séc. XIX, especialmente selecionada da Coleção de Cartografia Manuscrita.

Em 9 de Junho próximo, Dia Internacional dos Arquivos e data da criação do AHU, prevê-se outra iniciativa aberta ao público.

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 18 de Abril de 2017, no AHU

Esta notícia foi publicada em 26 de Abril de 2017 e foi arquivada em: Geral.