150 anos da abolição da escravatura no império português | Arquivo Histórico Ultramarino
Saltar os Menus

Notícias

15 de Novembro de 2019

150 anos da abolição da escravatura no império português

PT-AHU-BIBLIOTECA-MANUSCRITOS-CX.131

 

Proclamação do tenente coronel Manuel Marques comandante na Caiena, datada de 16 de janeiro de 1809 e determinando o regresso dos escravos que se encontravam naquela cidade, às respetivas habitações, para retomarem o trabalho e se restabelecer a ordem e a tranquilidade.

A Guiana Francesa foi ocupada por Portugal entre 1809 e 1817, a seguir à transferência da Corte portuguesa para o Brasil, no contexto da guerra contra a França napoleónica.

Com o destaque deste documento vimos relembrar que continua a poder ser vista no Palácio de São Bento até fim de dezembro a Exposição “O Direito sobre si mesmo: 150 anos da abolição da escravatura no império português”.

A Assembleia da República apresenta a exposição no Átrio Principal do Palácio de São Bento para assinalar os 150 anos da abolição da escravatura em todos os territórios portugueses.

A iniciativa é comissariada por Miguel Bandeira Jerónimo e José Pedro Monteiro, com acesso  gratuito e aberta ao público em geral. Estará patente até 30 de dezembro, nos dias úteis das 10h às 17h, e diariamente há visitas guiadas.

A DGLAB participou na organização desta exposição com documentos do AHU e do ANTT.

Esta notícia foi publicada em 15 de Novembro de 2019 e foi arquivada em: Documento em Destaque.