AHU, comemoração do Armistício 1918 | Arquivo Histórico Ultramarino
Saltar os Menus

Notícias

7 de Novembro de 2018

AHU, comemoração do Armistício 1918

PT-MU-DGM-0520-S2

O Arquivo Histórico Ultramarino tem milhares de documentos sobre a I Guerra Mundial em África, i.e. as expedições militares a Angola e Moçambique.

Agora que nos aproximamos do final das comemorações que marcaram o centenário da guerra e do dia do Armistício, o AHU destaca um documento para celebrar a memória dos muitos homens que morreram em África. Trata-se da Relação de um Espólio deixado por um militar do Regimento de Cavalaria nº8 falecido em Moçambique, já depois do fim da guerra.

As listas de espólios dos mortos são um tipo de documento particularmente significativo, quer pelo conteúdo, quer pela quantidade, enchendo duas dezenas de caixas de arquivo.

Na documentação destas Expedições a Angola e Moçambique pode ser encontrado todo o tipo de informação para além da ação militar no âmbito da guerra. A preparação das expedições está documentada ao pormenor, com o aprovisionamento de alimentos, encomenda de fardamentos, compra de veículos motorizados, bicicletas, camiões, aluguer de barcos para o transporte de homens e cavalos, etc. Predominam os cadernos de contabilidade, diários de campanhas, registos de correspondência, livros de assentamento de militares (praças, sargentos e oficiais) e civis contratados, relatórios de reconhecimento do território, memórias sobre engenharia e infraestruturas de comunicação, mobilidade geográfica, dados sobre a alimentação em campanha, informações sobre prisioneiros de guerra e justiça militar. É também particularmente significativa a documentação dos Serviços de Saúde e dos hospitais militares.

O inventário desta documentação pode ser consultado em https://actd.iict.pt/eserv/actd:AHUMUd002/AHU_MU_DGM_ExpedicoesMilitaresIGuerra.pdf

Esta notícia foi publicada em 7 de Novembro de 2018 e foi arquivada em: Documento em Destaque.