Livros das Monções do AHU disponíveis em linha | Arquivo Histórico Ultramarino
Saltar os Menus

Notícias

7 de Agosto de 2018

Livros das Monções do AHU disponíveis em linha

Índice do livro 24 de 1654, códice 2200

Cópias digitais da série Livros das Monções existentes no AHU estão disponíveis em linha na Base de Dados Digitarq (https://digitarq.ahu.arquivos.pt/details?id=1146102 )

Este conjunto de 16 Livros das Monções, com datas de produção entre 1653 e 1785, foi incorporado no AHU em 2001 por transferência do Centro de Estudos de História e Cartografia Antiga do Instituto de Investigação Científica Tropical, juntamente com outra documentação anteriormente sob custódia do Centro de Estudos Históricos Ultramarinos.

Trata-se de correspondência entre, por um lado, os reis de Portugal e organismos da administração colonial central em Lisboa, como o Conselho Ultramarino e a Secretaria de Estado da Marinha e dos Domínios Ultramarinos e, por outro, os vice-reis e governadores do Estado da Índia portuguesa em Goa, expedida em várias vias e encadernada posteriormente, nesta cidade. Inclui listas de documentos, instruções, cartas, informações recebidas em Goa entre Junho e Setembro e, em sentido inverso, cópias de documentos enviados de Goa (respostas e contas), entre Dezembro e Março e ainda correspondência e informação recebida em Goa de outras partes relacionadas com o Estado da Índia entre as quais Moçambique, Macau, China e Timor. Vários livros têm índice e anotações a lápis sobretudo do investigador do CEHU Alexandre Lobato.

Em Portugal existem mais 62 códices, no Arquivo Nacional – Torre do Tombo. O Directorate of Archives & Archaeology, Panaji – Goa é o detentor do restante acervo de Livros das Monções (cerca de meio milhar).

Esta notícia foi publicada em 7 de Agosto de 2018 e foi arquivada em: Documento em Destaque.