Coleção Percival de Noronha – slides relativos a Velha Goa e Pangim | Arquivo Histórico Ultramarino
Saltar os Menus

Notícias

20 de Março de 2018

Coleção Percival de Noronha – slides relativos a Velha Goa e Pangim

PT-AHU-PN-P_m0032.jpg

Percival Ivo Vital de Noronha mais conhecido por Percival de Noronha (1921-) é um erudito goês que publicou, em português e inglês, e difundiu o seu conhecimento relacionado com o património e a história de Goa em domínios como a arqueologia, a arte cristã, o mobiliário indo-português ou os artesãos de Goa e Pangim. Foi funcionário do Estado da Índia portuguesa, primeiro em 1951 ao serviço da Direção de Obras Públicas e sucessivamente na Repartição Central de Estatística e Informação, Repartição de Informação e como subsecretário das Indústrias, Trabalho, Saúde e Turismo, diretor das Indústrias e do Turismo e diretor das Obras Públicas, cargo paralelamente ao qual desempenhou as funções de chefe do protocolo junto do General Manuel António Vassalo e Silva, último governador do Estado da Índia (1958-1961), a quem acompanhou em viagens regulares a Damão e Diu. Colaborou com a Fundação Oriente. É membro fundador da Goa Chapter da Indian Heritage Society e da Association of Friends of Astronomy de Goa. Recebeu vários prémios e condecorações, a mais importante das quais a condecoração portuguesa de comendador da Ordem do Infante D. Henrique, em 2014.

Doada ao AHU em  junho de 2017,  esta coleção é constituída por slides de qualidade e relevância diversas, relativos a Velha Goa e Pangim, mobiliário e artesanato, especialmente ourivesaria, de Goa, séc. XX.

O Arquivo Histórico Ultramarino disponibiliza em linha a digitalização da coleção em https://digitarq.ahu.arquivos.pt/details?id=1120215

Esta notícia foi publicada em 20 de Março de 2018 e foi arquivada em: Documento em Destaque.