Bens Culturais da Igreja | Arquivo Histórico Ultramarino
Saltar os Menus

Notícias

16 de Outubro de 2017

Bens Culturais da Igreja

Projeto da Igreja matriz da Praia, Santiago, Cabo Verde: corte longitudinal. 1893
PT/AHU/OP14205/Des.00009

O AHU associa-se à celebração do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja em 18 de Outubro de 2017 destacando este desenho para a construção da Igreja Matriz na cidade da Praia na Ilha de Santiago em Cabo Verde, incluído no projeto da autoria provável do Arquiteto Frederico Augusto Torres, diretor das Obras Públicas de Cabo Verde, sendo Nozolino de Azevedo o desenhador.

Este projeto, de 1891-1893, é composto por memória descritiva, cadernos de medições, tabelas de preços e peças desenhadas a cores e integrou o arquivo da 3ª Repartição da Direção Geral do Ultramar, relativa às Obras Públicas. Foi objeto de parecer dessa repartição, no sentido de, feitas as emendas orçamentais, a igreja ser construída através da dotação das Obras Públicas de Cabo Verde, dado o estado “lastimoso” do templo original, do séc. XVI.

Refira-se, a propósito, que a documentação relacionada com as Obras Públicas geridas pela administração colonial portuguesa central, entre finais do Séc. XIX e os anos 30 do séc. XX, está a ser descrita no AHU, no âmbito do projeto Coast to Coast, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e proposto pelo ISCTE, de que é Investigadora Responsável Ana Vaz Milheiro.

Sobre esta igreja, inaugurada em 15 de Agosto de 1902 e também designada Igreja Nossa Senhora da Graça, ver SIPA – Sistema de Informação do Património Arquitetónico http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=34673, HPIH – Património de Influência Portuguesa http://www.hpip.org/def/pt/Homepage/Obra?a=150  e, usando o acervo do AHU, Rita de Cássia Silva dos Santos Ramos, “Património e memória: património e memória estudo de caso – a Ilha de Santiago Cabo Verde”. Tese de Mestrado, Lisboa, FLUL, 2009, 35-52  http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/1764/1/22240_ulfl071274_tm.pdf 

 

Esta notícia foi publicada em 16 de Outubro de 2017 e foi arquivada em: Documento em Destaque.

Comente esta notícia